Prefeitura promove programação especial para Outubro Rosa

A Prefeitura de Guaratuba e parceiros iniciaram as ações do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, principalmente, sobre a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, neste sábado (9). 

A abertura oficial do Outubro Rosa em Guaratuba aconteceu no Espaço Litoral com uma belíssima oração feita por Ciuma Bonilha. 

O prefeito Roberto Justus esteve presente com sua esposa Flávia Brenner Foccacia Justus e as filhas,  iniciando sua fala com um agradecimento especial ao deputado Estadual Nelson Justus que estava acompanhado de sua esposa Nilva Justus. "O Outubro Rosa foi criado com foco na prevenção e neste dia onde destacamos a importância do auto exame e das consultas eletivas, eu quero agradecer ao deputado Nelson Justus por todo esforço, já que mais da metade dos equipamentos que temos no hospital e nas UBS, o próprio PS, ambulâncias, tudo tem o apoio do deputado," destacou 

Agradeceu também a presença de todos e pediu uma salva de palmas a todas as mulheres presentes, pela garra e coragem que enfrentam as adversidades da vida.

A secretária Municipal da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso, foi a anfitriã do evento.

O secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, falou sobre a importância dos exames de rotina da mama, exames de rastreamento, para as mulheres acima de 50 anos, que devem ser realizados de dois em dois anos e são disponibilizados pela saúde municipal.

Após, ocorreu a abertura da Exposição "Anjos Vestindo Rosa" que ficará exposta no salão de Eventos do Casarão Marcílio Dias, Espaço Litoral até o final do mês. A exposição conta com as imagens fotográficas de 14 mulheres de Guaratuba que tiveram câncer e posaram para as lentes de fotógrafos da cidade voluntários: Milena da Silveira Fotografia, Orgânica fotografia e filmagens, Patrícia Artioli Fotografia. Profissionais do cabelo e maquiagem também se voluntariaram na produção das mulheres: Karini Geovanetti Makeup, Lidiane Makeup e Salão de Beleza Neia. 

O Balé Asas Macalossi "Anjos Vestindo Rosa", abrilhantou a abertura da exposição, emocionando a todos com uma belíssima apresentação.

As madrinhas da exposição Nilva Justus, Flávia Brenner Foccacia Justus, Denise Lopes Silva Gouveia, Cátia Regina Silvano (que não pode participar no dia e foi representada por autoridades presentes), Iara Maria Dal’Col Camargo e Rocio Bevervanso entregaram buquês às mulheres homenageadas. 

Os grupos de Curitiba "Mulheres Motociclistas e Garupas" e "Embaixadoras do Bem" participaram de todo o evento. A tarde ocorreu oficina promovida pelas "Embaixadoras do Bem" para as mulheres. 

A caminhada do Outubro Rosa que estava marcada como primeiro evento da manhã de sábado teve que ser cancelada por causa do tempo chuvoso. 


Acompanhe o que mais acontece no Outubro Rosa Guaratuba:

22/10 (sexta-feira) - Dia D Saúde Rosa nas Unidades Básicas de Saúde. Das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

- Coleta de preventivo de câncer do colo do útero.

- Exame físico de mama. 

- Pedidos de mamografia conforme critério do Ministério da Saúde.

27/10 (quarta-feira) - Encerramento da Exposição "Anjos Vestindo Rosa". Às 15h, no Casarão Marcílio Dias. Espaço Litoral.


Doações durante o Outubro Rosa

Recebimento de doações de lenços para cabeça, turbantes, toucas de malha e de lã, enxoval para bebê, materiais de higiene pessoal como sabonetes, pasta e escova dental, toalhinhas higiênicas, fraldas geriátricas, entre outros para serem doados aos Hospitais com pacientes adultos e infantis acometidos com o câncer. 

De segunda a sexta-feira na Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.

- Doação de Cabelos deve ser feita na Néia Salão de Beleza, no endereço Rua Vieira dos Santos, 338, Centro. Os cabelos doados serão utilizados para confecção de perucas.

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 12/10/2021



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.