Covid-19: Guaratuba adere a aplicativo para testagem inteligente "Dados do Bem"

A Prefeitura de Guaratuba e Secretaria Municipal da Saúde lançaram no município nesta segunda-feira (19), o aplicativo Dados do Bem, uma iniciativa para diagnóstico e testagem ampliada da covid-19 na população.

O Dados do Bem é uma ferramenta desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas da informação, que usa a inteligência de dados para analisar a evolução da pandemia nas cidades.

Segundo o prefeito Roberto Justus, este é um momento especial para todos os guaratubanos, “é evidente que com a testagem ampliada a população ganha um cuidado ainda maior na área da saúde e, em especial, no combate à pandemia. Quando testamos o maior número de pessoas evitamos que o vírus se espalhe mais rapidamente e, assim, salvamos vidas”, destacou.

O prefeito também ressaltou o prestígio do município perante o estado.

O secretário da Saúde, Gabriel Modesto, falou que Guaratuba tem se destacado na busca do que há de melhor no combate à pandemia, por isso, a importância desta iniciativa que vem ampliar a capacidade de testagem, que até então, era direcionada para os pacientes sintomáticos. "A partir de agora será aplicada uma forma de testagem mais abrangente, ampliada e inteligente. Aliando as duas novas ferramentas, o aplicativo que está acessível a toda população, que poderá fazer sua autoavalição, e a testagem ampliada voltada para às escolas, realizando testes rápidos em todos os servidores da educação, rastreando os casos e isolando pacientes positivados, explicou.

O secretário ainda disse que o aplicativo e a testagem ampliada são iniciativas que agregam força ao combate à pandemia e colocam o município na direção para a retomada econômica.

A secretária da Educação, Fernanda Monteiro, destacou a parceria com a Secretaria da Saúde, pensando no retorno às aulas e na importância da testagem em massa dos servidores da Educação, o que confere mais segurança para os profissionais que estão nas escolas e para famílias que lá deixarão seus filhos.

O representante do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Ribeiro Barbosa, falou sobre a importância do SUS, afirmou que a pandemia não é apenas uma responsabilidade da Saúde, mas sim uma demanda para a sociedade como um todo, e o quanto todos nós poderíamos ter feito mais. Barbosa também enalteceu a liderança do prefeito Roberto Justus e de todas as secretarias que se mobilizaram de forma rápida para colocar em prática a testagem em massa. “A vacina ajudará, mas a testagem inteligente massiva agrega muito", concluiu.

Estiveram também presentes no lançamento a presidente da Câmara de Vereadores, Cátia Regina Silvano; o diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu; o chefe do Núcleo de Educação de Paranaguá, Liliana Kffuri; o presidente da SINDAFEP, Osmar de Araújo Gomes; o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Sr. Luperci Vander Muller e Fabricio Marchini, pesquisador da Fio Cruz.

Dados do Bem

Através do aplicativo, a pessoa realiza uma autoavaliação. A inteligência de dados vai analisar os sintomas, e se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, a pessoa receberá pelo aplicativo um QR Code com data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde. Em caso positivo para Covid-19, a pessoa poderá indicar as pessoas com quem teve contato para também fazerem a autoavaliação pelo aplicativo e o teste da Covid-19, caso seja necessário.

Mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma, pode baixar e fazer o cadastro pois as informações vão ajudar no combate da Covid-19.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para Android e IOS.

Dados do Bem é uma iniciativa sem fins lucrativos idealizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data, mais de 2 milhões de pessoas já baixaram e responderam a autoavaliação. Uma gestão inteligente de recursos, através da estratificação de pacientes, agendamento de testes, identificação, mapeamento e planos de contenção, de forma a ajudar a deter a progressão da epidemia no Brasil.

Juntamente com os Dados do Bem, Guaratuba firmou uma parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), permitindo ampliar a capacidade de testagem da Covid-19 com testes do tipo RT-PCR na cidade.

A estratégia é realizar a testagem de todos os contatos de pacientes positivos, independente do contato estar sintomático, o que além de permitir iniciar o tratamento e monitoramento de maneira imediata, também isola aqueles que tenham contraído o vírus, evitando que mais pessoas sejam infectadas. Outra novidade é que através da parceria, o resultado do teste RT-PCR que antes levava em média de 3 a 4 dias, agora tem o resultado em menos de 24 horas, permitindo ampliar as ações de rastreio.

Está com dúvida se é Covid-19? Baixe o aplicativo e faça uma autoavaliação.

Categoria: Saúde
Publicada: 21/07/2021

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.