Inteligência de dados contra a Covid-19: Guaratuba adere ao aplicativo para testagem Dados do Bem

O Município de Guaratuba aderiu a iniciativa Dados do Bem para diagnóstico e testagem ampliada da covid-19 na população. O Dados do Bem é uma ferramenta desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas da informação, que usa a inteligência de dados para analisar a evolução da pandemia nas cidades.

O lançamento ocorre na segunda-feira, dia 19 de julho, às 16h, na Associação dos Fiscais (Rua Teixeira Soares, s/n, Centro).

Através do aplicativo, a pessoa realiza uma autoavaliação. A inteligência de dados vai analisar os sintomas, e se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, a pessoa receberá pelo aplicativo um QR Code com data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde. Em caso positivo para Covid-19, a pessoa poderá indicar as pessoas com quem teve contato para também fazerem a autoavaliação pelo aplicativo e o teste da Covid-19, caso seja necessário.

Mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma, pode baixar e fazer o cadastro pois as informações vão ajudar no combate da Covid-19.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para Android e IOS.

Dados do Bem é uma iniciativa sem fins lucrativos idealizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data, mais de 2 milhões de pessoas já baixaram e responderam a autoavaliação. Uma gestão inteligente de recursos, através da estratificação de pacientes, agendamento de testes, identificação, mapeamento e planos de contenção, de forma a ajudar a deter a progressão da epidemia no Brasil.

Juntamente com os Dados do Bem, Guaratuba firmou uma parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), permitindo ampliar a capacidade de testagem da Covid-19 com testes do tipo RT-PCR na cidade.

A estratégia é realizar a testagem de todos os contatos de pacientes positivos, independente do contato estar sintomático, o que além de permitir iniciar o tratamento e monitoramento de maneira imediata, também isola aqueles que tenham contraído o vírus, evitando que mais pessoas sejam infectadas. Outra novidade é que através da parceria, o resultado do teste RT-PCR que antes levava em média de 3 a 4 dias, agora tem o resultado em menos de 24 horas, permitindo ampliar as ações de rastreio.

Está com dúvida se é Covid-19? Baixe o aplicativo e faça uma autoavaliação.

Link: https://dadosdobem.com.br/get-app

Categoria: Saúde
Publicada: 16/07/2021

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.