Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realiza a primeira reunião com novos membros

Neste sábado (1º), após convocação do presidente do Comitê de Gestão de Crise para definição de planos de ação, prevenção e de contingência em resposta à pandemia da Covid-19, Roberto Justus, foi realizada a primeira reunião com os novos membros representantes da sociedade civil.   

O Prefeito Roberto Justus deu as boas-vindas aos novos membros e ressaltou a necessidade não só de enfrentamento à pandemia e atenuar seus efeitos, mas também da retomada da economia com medidas que dependem de um esforço comum por toda a sociedade.

A reunião foi convocada por conta do novo decreto do Governo do Estado (nº7506/2021) publicado nesta sexta-feira (30) e que altera medidas restritivas de enfrentamento da pandemia. 

O comitê decidiu  por unanimidade seguir as novas regras do Estado, já  a partir deste final de semana, sobre a abertura de restaurantes, lanchonetes e comércio não essencial aos domingos. 

As regras de funcionamento de atividades não essenciais mantêm restrições de horário, de ocupação e capacidade e de modalidade de atendimento. 

As atividades de prestação de serviços e de comércio de rua não essenciais poderão funcionar todos os dias das 8h às 20h, com limitação de 50% de ocupação. 

Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar todos os dias, inclusive domingos, até  às 23h, com limitação da capacidade em 50%. Fora desse horário será permitida apenas a modalidade de entrega.

O toque de recolher e lei seca continuam vigorando diariamente no período das 23h às 5h do dia seguinte.

A proibição de circulação de pessoas não se aplica a profissionais e veículos vinculados a serviços  que não tenham restrição de horários.

O decreto estadual não trata restritivamente da hotelaria e o comitê opinou pela modificação da regra de ocupação, de modo que será alterado o decreto municipal,  permitindo que os hotéis trabalhem com 100% da capacidade, mantendo entretanto todas as outras medidas de biossegurança como manter o quarto 24h de quarentena após o checkout e principalmente só permitindo  funcionar espaços coletivos e áreas de lazer  mediante a obrigatoriedade de um protocolo prévio e específico perante a VISA que faz rigorosa vistoria e se entender possível o funcionamento dessas áreas,  faz   autorização  expressa. 

As instituições de ensino particular, nos moldes da nova Resolução da Secretaria de Estado da Saúde,  também do dia 30 de abril, de no. 432/2021, deixam de ter limite  de no máximo 30% de alunos nas salas de aulas presenciais, contudo, mantendo as outras medidas de segurança como o distanciamento de 1,5 m entre carteiras.

O Secretário de Saúde, Gabriel Modesto alertou que embora em nosso Município a situação esteja, neste momento, muito melhor do que nos meses anteriores,  é preciso manter rigorosamente o uso das máscaras e do álcool em gel nas mãos e superfícies,  bem como os cuidados com a não aglomeração,  porque no estado em geral, o cenário ainda não é de tranquilidade e os hospitais ainda estão com percentuais muito altos de ocupação de leitos.

Categoria: Saúde
Publicada: 01/05/2021



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.