Covid-19: Barreiras restritivas em Guaratuba fizeram mais de 2 mil veículos retornarem ao seu local de origem

As barreiras restritivas nas entradas de Guaratuba impediram que 2.280 veículos de turistas entrassem na cidade nos três últimos finais de semana.

As barreiras iniciaram no dia 15 de março, momento em que Curitiba decretou lockdown, visando o isolamento comunitário para o enfrentamento ao coronavírus e por causa também do alto índice de contágio na cidade e a falta de leitos clínicos e de UTI em todo o Estado.

Pelo Decreto nº 23.785 que regulamentou o funcionamento das barreiras restritivas ficou proibida a entrada e a circulação de ônibus e veículos de grande porte de turismo, demais veículos, bicicletas, motocicletas ou similares, que transportem turistas, veranistas ou pessoas oriundas de outros municípios, cuja justificativa para a entrada ou permanência no município de Guaratuba fosse a prática de turismo, esportes, lazer, descanso, férias, quarentena ou compras.

A Polícia Militar e Polícia Rodoviária deram apoio as barreiras que foram em alguns dias até a madrugada.

Foram liberados nas barreiras o acesso de veículos de carga para abastecimento de bens e serviços locais e/ou em passagem para outros municípios vizinhos. Também foram liberados veículos transportando

pessoas que comprovassem vínculo de residência em Guaratuba, vínculo empregatício com empresas situadas no município ou ainda prestadores de serviços.

O vendedor José Marcondes, morador de Itapoá, passou pela barreira para fazer entrega em Guaratuba de gêneros alimentícios e entregou um pote de biscoitos para o pessoal da barreira. "Vocês estão certos, tem que fazer sim a barreira, temos todos que nos cuidar", ressaltou.

Servidores de diversas secretarias municipais e voluntários trabalharam nas barreiras. A servidora e voluntária Ana Andrade, que trabalhou em um turno em dois finais de semana, contou que a maioria das pessoas que foram paradas na barreira entenderam o objetivo da ação e falavam sobre a importância de conter o coronavírus. "Vi poucas situações de pessoas irritadas porque retornavam para o local de origem ou que saíam acelerando por terem que parar por 5 minutos para verificação, mas isso não é nada perto do resultado positivo da diminuição de casos da covid na cidade", destaca.

No momento em que foram iniciadas as barreiras a Ala COVID do Pronto Socorro Municipal que possui 12 leitos para cuidados clínicos e 8 leitos de suporte avançado, estava com 100% de lotação.

O sistema de Saúde do Estado registrava uma fila de espera por leitos especializados de 1.184 pacientes. Atualmente, apenas 5 pacientes estão internados no PS Covid e o município conseguiu diminuir 61% de novos casos da média móvel diária nos últimos 14 dias.

Categoria: Outros
Publicada: 07/04/2021

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.