Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Alunos da Educação Especial retornarão com acolhimento no CMAE esta semana

A Secretaria Municipal da Educação se reuniu na segunda-feira (15) com a equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional (CMAE) e com as coordenadoras pedagógicas das escolas para ajustar os últimos detalhes do plano de volta às aulas dos alunos do fundamental da Educação Especial.  

Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) os pais e alunos da Educação Especial que decidiram pela volta presencial serão recebidos para acolhimento individual e orientação no CMAE. A equipe do Centro entrará em contato com os pais para fazer o agendamento da acolhida. 

Neste primeiro momento, 39 alunos que possuem algum tipo de deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) retornam para o ensino presencial. Na próxima semana, os alunos com TEA voltam inicialmente nas salas de recurso. Esse período é necessário para que seja feita uma transição mais tranquila para o aluno, retornando o vínculo emocional com a escola e o professor.

Segundo a psicóloga do CMAE, Márcia Javorsky Pacheco, as crianças com TEA por exemplo apresentam prejuízo na comunicação e na relação com o outro e tendem a encontrar obstáculos para restabelecer uma rotina diária.

“Pensando nestes aspectos, especialmente voltado aos alunos com TEA, tivemos a preocupação de receber estes alunos com muito cuidado, oferecendo a oportunidade de frequentar presencialmente a escola de forma gradativa, promovendo a adaptação desses alunos sem gerar picos de ansiedade, que podem vir a desencadear comportamentos que resultem em prejuízo para a própria criança”, explica a psicóloga.

O acolhimento na quinta e sexta-feira será dado pelos profissionais do CMAE, recepcionando os pais e alunos e explicando toda a dinâmica do processo de adaptação. “Os cuidados e todos os protocolos de higienização, uso de EPIs e procedimentos de distanciamento para o retorno às aulas, foram cuidadosamente pensados, e com a colaboração de todos poderemos ter um retorno salutar”, ressalta a psicóloga.

Os pais ou responsáveis assinarão uma ata de acolhimento específico no CMAE.

Categoria: Saúde
Publicada: 17/02/2021



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:00 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.