Alunos da Educação Especial retornarão com acolhimento no CMAE esta semana

A Secretaria Municipal da Educação se reuniu na segunda-feira (15) com a equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional (CMAE) e com as coordenadoras pedagógicas das escolas para ajustar os últimos detalhes do plano de volta às aulas dos alunos do fundamental da Educação Especial.

Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) os pais e alunos da Educação Especial que decidiram pela volta presencial serão recebidos para acolhimento individual e orientação no CMAE. A equipe do Centro entrará em contato com os pais para fazer o agendamento da acolhida.

Neste primeiro momento, 39 alunos que possuem algum tipo de deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) retornam para o ensino presencial. Na próxima semana, os alunos com TEA voltam inicialmente nas salas de recurso. Esse período é necessário para que seja feita uma transição mais tranquila para o aluno, retornando o vínculo emocional com a escola e o professor.

Segundo a psicóloga do CMAE, Márcia Javorsky Pacheco, as crianças com TEA por exemplo apresentam prejuízo na comunicação e na relação com o outro e tendem a encontrar obstáculos para restabelecer uma rotina diária.

“Pensando nestes aspectos, especialmente voltado aos alunos com TEA, tivemos a preocupação de receber estes alunos com muito cuidado, oferecendo a oportunidade de frequentar presencialmente a escola de forma gradativa, promovendo a adaptação desses alunos sem gerar picos de ansiedade, que podem vir a desencadear comportamentos que resultem em prejuízo para a própria criança”, explica a psicóloga.

O acolhimento na quinta e sexta-feira será dado pelos profissionais do CMAE, recepcionando os pais e alunos e explicando toda a dinâmica do processo de adaptação. “Os cuidados e todos os protocolos de higienização, uso de EPIs e procedimentos de distanciamento para o retorno às aulas, foram cuidadosamente pensados, e com a colaboração de todos poderemos ter um retorno salutar”, ressalta a psicóloga.

Os pais ou responsáveis assinarão uma ata de acolhimento específico no CMAE.

Categoria: Saúde
Publicada: 17/02/2021

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.