Ainda dá tempo: Vacinação contra gripe termina no dia 30

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para o público alvo termina no dia 30 deste mês. Os índices vacinais dos grupos mais suscetíveis preocupa por causa da baixa procura decorrente da pandemia da Covid-19. Na metade do mês de junho, as crianças (de 6 meses até 6 anos) estavam com o menor índice, apenas 25% vacinadas.

A Prefeitura de Guaratuba intensificou a campanha com “Dia D” e modalidade de vacinação “drive thru” no último sábado (20). Faltando poucos dias para o fim da campanha, o índice vacinal do grupo das crianças, aumentou para 40%. Os adultos acima de 55 anos estão com índice de 52%, cerca de 60% das gestantes e puérperas tomaram a vacina.

Números ainda baixos, o objetivo é vacinar 90% de cada grupo da cidade. Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, em tempos de pandemia as pessoas diminuíram as idas às unidades de Saúde contudo, os profissionais estão preparados para atender com total segurança. A vacina trivalente, que imuniza o paciente contra o vírus da gripe H1N1, H3N2 e o vírus B está sendo disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os grupos considerados mais suscetíveis: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, adultos acima de 55 anos, professores da rede pública e particular. A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que irá ampliar a vacinação para toda a população enquanto houver vacina disponível.

Categoria: Saúde
Publicada: 26/06/2020