Covid-19: Dúvidas dos sintomas, o que fazer?

A pessoa que identificar alguns sintomas que indique que tenha contraído a Covid-19 mas que ainda tenha dúvidas sobre eles, antes de procurar uma unidade de saúde, pode ligar para esclarecimentos no atendimento do SUS no Paraná pelo 0800 644 4414, ou pelo celular 41 99117 3500, ou ainda pelo WhatsApp 41 3330 4414. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Identificados os sintomas, deve procurar, preferencialmente uma Unidade Básica de Saúde ou o Pronto Socorro Municipal para avaliação. A equipe de saúde cumprirá todos os protocolos para atendimento, e se houver enquadramento clínico suspeito da Covid-19 este será colocado em isolamento domiciliar ou, dependendo da situação clínica do paciente, será encaminhado ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

O exame para confirmar ou descartar a doença será realizado pela equipe da Epidemiologia, o material colhido será encaminhado para o Laboratório Central do Estado do Paraná – LACEN, que disponibilizará o resultado tão logo seja possível.

A família e pessoas que tiveram contato com a pessoa em investigação da doença serão também colocadas em quarentena. Ou seja, devem se manter em isolamento social até que saia o resultado, que, se for confirmado positivo, deverá mantê-los em isolamento por mais 14 dias.

A Secretaria da Saúde está trabalhando para o enfrentamento da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus :

1) Uma ala do Pronto Socorro está sendo preparada para o tratamento de pessoas sintomáticas, com ampliação da equipe de atendimento;

2) Já adquiriu mais dois respiradores e cinco monitores multiparâmetros, ampliando a capacidade do Pronto Socorro na estabilização de pacientes graves;

3) Está adquirindo os insumos, materiais e EPI necessários para enfrentamento da nova demanda;

4) Idosos acima de 70 anos que, ainda não tomarão suas vacinas, serão vacinados em casa;

5) Suspendendo os atendimentos eletivos nas UBS, sendo que as gestantes estão sendo atendidas exclusivamente na escola ou igreja mais próxima da sua Unidade Básica de Saúde para realização de seu pré-natal, em espaço distante daquele em que a pessoa com sintomas da COVID-19 esteja sendo atendida;

6) Disponibilizou um carro para cada UBS para agilizar as visitas domiciliares da equipe.

7) Disponibilizando um canal de WhatsApp de cada Unidade Básica de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Farmácia Básica e Secretaria da Saúde;

8) Adequando o Hospital Municipal para voltar a Internamentos, com ala reservada ao internamento de sintomáticos respiratórios;

9) Está monitorando diariamente todas as pessoas em investigação para o COVID-19

10) Está diariamente com a equipe técnica analisando as recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde e adotando as medidas necessárias para o enfrentamento.

Os servidores municipais estão trabalhando para que toda a comunidade seja cuidada, mas a comunidade tem que entender que o momento é sério. Precisamos do apoio da população. Precisamos que cada uma faça sua parte e FIQUE EM CASA!

Reforçamos ainda que fiquem atentos aos informes em nosso Portal e redes sociais, e as notícias publicadas pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Orientações de Prevenção da Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba:

✅ Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

✅ Usar lenço descartável para higiene nasal.

✅ Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

✅Não compartilhar objetos de uso pessoal.

✅Limpar regularmente os ambientes e mantê-los ventilados.

✅Lavar as mãos com água e sabão.

✅Usar álcool gel 70%.

✅Evitar locais com aglomeração de pessoas.

✅Não viajar para locais com circulação do vírus.

✅Ficar em casa.

Categoria: Saúde