Coronavírus: Informe-se pelos canais oficiais

A Prefeitura de Guaratuba informa a população que até o presente momento não foram notificados casos suspeitos do Coronavírus (Covid-19) em nosso município.

Os profissionais da área da saúde, notadamente naqueles locais de maior fluxo de atendimento, estarão seguindo rigorosamente o protocolo de uso dos EPIs, onde se determina o uso da máscara, o que não significa que já exista naquele local de atendimento, algum caso da doença.

A Prefeitura de Guaratuba trabalha com total transparência, não omitirá informações no tocante a este e a quaisquer outros assuntos relacionados a saúde pública. A população deve buscar os canais oficiais para se informar corretamente e evitar notícias falsas (fake news).

Reforçamos ainda que fiquem atentos aos informes em nosso portal e redes sociais, e as notícias publicadas pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Orientações de Prevenção da Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba:

             Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

             Usar lenço descartável para higiene nasal.

             Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

             Não compartilhar objetos de uso pessoal.

             Limpar regularmente os ambientes e mantê-los ventilados.

             Lavar as mãos com água e sabão.

             Usar álcool gel 70%.

             Evitar locais com aglomeração de pessoas.

             Não viajar para locais com circulação do vírus

A fim de facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

Para baixar o app iOS clique aqui.

Para baixar o app Android clique aqui.

No Paraná quem tiver alguma dúvida sobre o novo coronavírus pode ligar para os seguintes telefones:

•             (41) 3330-4414

•             (41) 9 9917-3500

•             0800 644 441 (Ouvidora do Governo)

Os atendimentos pelos três números ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Apuração de Fake News: Foi disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. A apuração é feita pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde.

O número é (61) 99289-4640.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 17/03/2020