Janeiro Branco: Prefeitura promove rodas de conversa sobre Saúde Mental

Na próxima semana, a Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal da Saúde, promove rodas de conversa sobre o tema Saúde Mental uma proposta para o Janeiro Branco, nas Unidades Básicas de Saúde.

A Campanha Janeiro Branco, criada em 2014, é dedicada a colocar os temas da “Saúde Mental” em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as necessidades e as importâncias subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos.

A equipe do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) mediará as rodas de conversa. O evento é aberto ao público.

Segundo a psicóloga e coordenadora do CAPS, Zelayde Figueiredo Gomes, em tempos de profundo adoecimento emocional da humanidade, depressão, suicídio, agressividade, ansiedade, individualismo, drogadição, alcoolismo, comportamentos obsessivos e compulsivos, uma campanha dedicada à promoção de Saúde Mental e à educação emocional revela-se como um serviço de utilidade pública em nome do bem-estar psíquico das pessoas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil não vai bem da Saúde Mental. Os números mostram que 5,8% da população (12 milhões de pessoas) sofrem de “depressão” (maior taxa da América Latina, a 2ª maior das Américas e a 5ª do mundo). Em relação aos “transtornos de ansiedade”, o Brasil é o recordista mundial, com 9,3% da população com algum desses problemas. E, quando o problema em questão é o “suicídio”, a situação também é preocupante: a ocorrência de 12 mil suicídios anuais no país faz com que a sociedade brasileira ocupe a 8ª colocação, no mundo, em relação à contagem absoluta de mortes autoprovocadas.

Rodas de conversa:

Terça-feira - 28/01