Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Caieiras tem exposição de arqueologia dos povos do Litoral

Os moradores e visitantes de Guaratuba podem embarcar em uma viagem à história e à cultura do Litoral nesta temporada. Até o final de fevereiro, a exposição do Projeto Museu Ecocultural Caiçara, na Praia de Caieiras, traz mais de 300 peças, dentre elas artefatos arqueológicos dos povos dos Sambaquis, materiais lítico e cerâmico, esqueletos humanos, ossadas de animais marinhos e animais da mata atlântica taxidermizados. 

Segundo o fotógrafo e um dos curadores da exposição, Edgar Fernandez, na exposição o visitante ainda poderá conhecer o funcionamento das redes de pesca no fundo do mar, os apetrechos utilizados pelos pescadores, conhecer a história da comunidade de Caieiras (antiga fábrica de cal), descobrir a fauna e flora marinha, os guarás. “É uma atividade imperdível para as famílias que visitam nossa cidade e também para os moradores”, afirma. 

A realização é do Instituto Guaju e da Associação dos Moradores e Amigos de Caieiras – AMAC, conta com a parceria da Prefeitura de Guaratuba, Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, Conselho da Capela Nossa Senhora Aparecida, Conselho da APA de Guaratuba, UFPR Litoral, MarBrasil, Faculdade Isepe Guaratuba e Associação Comercial de Guaratuba. O acervo foi obtido através do Instituto Guaju em parceria com a UFPR Litoral, com a ONG MarBrasil, com o pesquisador Marcos Gamper e peças doadas pelos pescadores da comunidade.  

Um diferencial do projeto é que os visitantes são orientados por monitores filhos de pescadores da comunidade e pertencentes ao projeto Amigos do Mar que dão uma aula de educação ambiental aos visitantes. 

A exposição fica aberta de terça a domingo, das 12h às 19h, no Salão Comunitário de Caieiras, na rua Dário Sores Alves, s/nº. O valor da entrada é R$ 5 por pessoa ou R$ 10 incluindo um exemplar do livro “Guará” (Fernandez, 2019). Crianças até 10 anos não pagam. 


*Sambaquis: são montes construídos pelos povos indígenas que habitaram o Litoral, são compostos de conchas, ossos humanos e utensílios feitos de pedra, ossos e cerâmica.

Categoria: Turismo/Cultura
Publicada: 10/01/2020



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 - 13:30 às 17:30

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.