Público lota Ginásio do Piçarras na abertura do Paraná Cidadão

A população compareceu logo cedo no Ginásio de Esportes Ilda Soares Silvano, no bairro Piçarras, na abertura do projeto Paraná Cidadão em Guaratuba. O primeiro dia é exclusivo para a emissão de carteira de identidade e CPF para crianças e adolescentes. Na quinta e sexta-feira (7 e 8) haverá atendimento à população em geral.
O evento é promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Guaratuba e parceiros da cidade e da região.
Ana de Lourdes Pereira, do Procon do município de Pontal do Paraná, também está participando. Ela vai atender o público para encaminhar reclamações e divulgar a plataforma Consumidor.gov. No site, da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, as pessoas devem fazer um cadastro (login e senha) e fazer suas reclamações que, no caso das operadoras de telefonia, devem ser respondidas em um prazo de 10 dias.
Os soldados Cintia Pliska e Cristiano Godoy, do Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar, estavam a postos para prestar orientações para crianças, jovens e seus pais. Os dois atuam em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, dando palestras em escolas e fazendo o trabalho preventivo e pedagógico em relação à segurança de crianças e adolescentes.
Os investigadores do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas da Polícia Civil, Rejane Melani, Osmar Ferreira e Airton Costa prestaram orientações sobre o trabalho especializado. Para as crianças, foram distribuídos um livro para ler, um de colorir e um carrinho da Polícia Civil para montar.

Cesta de serviços

Como já era esperado, a maior fila no começo da manhã foi para tirar fotos para os documentos. Também era intensa a atividade na “conferência de documentos” e no atendimento do Instituto de Identificação do Paraná.
O Paraná Cidadão proporciona mais de 30 opções de serviços como a confecção de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, habilitação de seguro-desemprego, cadastro para vagas de emprego, cadastro para diminuir a tarifa de luz e água, linhas de crédito para micro e pequenas empresas.
Também são oferecidas orientações jurídicas, da garantia de direitos, da defesa do consumidor, além de atendimentos na área de saúde e educação, além de atividades de lazer, apresentações culturais e muita diversão para as crianças.
Os interessados devem levar seus documentos pessoais e o comprovante de residência.