Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Near Miss: Guaratuba lidera a iniciativa na prevenção de morte materna no Litoral

A Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal da Saúde e Coordenação da Atenção Primária, realizaram na sexta-feira (4) o evento Near Miss Materno com a participação de diversos profissionais da saúde dos municípios do Litoral (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes social, entre outros envolvidos no atendimento à gestante).  

O evento foi voltado para a capacitação desses profissionais que atuam no pré-natal de risco habitual e intermediário com captação, estratificação e manejo de gestantes incluídas dentro do Near Miss.

Near Miss Materno é uma abordagem de avaliação da qualidade da assistência obstétrica, representando uma ferramenta na prática obstétrica rotineira, ao identificar mulheres que estejam sob maior risco de evolução para quadros graves, permitindo a rápida implementação de medidas de tratamento e suporte. O propósito fundamental da abordagem do Near Miss é aperfeiçoar a prática clínica e reduzir casos evitáveis de morbidade e mortalidade por meio do uso das melhores práticas baseadas em evidências.

O chefe da 1ª Regional de Saúde,  José Carlos Abreu, disse que fica muito feliz de ver esse movimento da prevenção do óbito materno em Guaratuba, destaca que o prefeito Roberto Justus e o secretário Gabriel Modesto têm avançado muito na área da saúde e que podem contar com o apoio da regional.

A capacitação reuniu mais de 100 profissionais da saúde e foi feita pela equipe de médicos e técnicos do Hospital do Trabalhador, representantes da 1ª Regional de Saúde, coordenação do Near Miss da SESA - Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, temos que estar preparados para atender essa gestante, Guaratuba já deu um passo e possui o ambulatório de gestante de risco, mas fica muito feliz de encabeçar essa iniciativa e da participação na capacitação dos profissionais da saúde do Litoral.

Espera-se que com a implantação do protocolo Near Miss haja a compreensão dos padrões locais de mortalidade e morbidade materna, entendendo os pontos fortes e fracos no sistema de referência para o uso de intervenções clínicas e de outros tipos de atendimento médico.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 05/10/2019



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.