Encontro em Guaratuba reúne bananicultores do Litoral e de Santa Catarina

Produtores de Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Paranaguá e de diversas cidades de Santa Catarina participaram, nesta quarta-feira (4), do IV Encontro Regional da Cultura da Banana no Litoral do Paraná, em Guaratuba.

O evento aconteceu pela manhã e a tarde, no salão comunitário da Igreja de São Joaquim, na localidade do Cubatão.

O chefe da Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Maurício Tadeu Lunardon, participou do evento e destacou a importância da bananicultura do litoral, que é responsável por metade da produção do Paraná. Ele também comentou as boas condições da estrada e a construção de pontes na estrada rural de Guaratuba que vai do limite com o município de Morretes até a divisa com Santa Catarina, em Garuva, citando a nova ponte sobre o rio Cubatão.

O prefeito Roberto Justus também esteve no evento e destacou a parceria com a comunidade nas conquistas da administração, inclusive na manutenção das estradas e na construção da ponte. Também falou do empenho e dedicação dos produtores e dos servidores públicos, do município e dos órgãos estaduais envolvidos na organização do importante evento.

Também falaram na abertura, a engenheira agrônoma e produtora Elaine Stolf, o gerente regional do Emater no Litoral, Satoshi Osmar Nonaka, e o gerente de relacionamento do Banco do Brasil de Guaratuba, Rui Alex Jablonski, que comentou sobre o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e afirmou que exigem recursos disponíveis para todos os agricultores que buscarem o financiamento.

O encontro regional foi realizado em parceria entre a Prefeitura de Guaratuba, o Instituto Emater, Adapar, Seab e a associação dos bananicultores (Aspag), com participação da Epagri, órgão do governo de Santa Catarina equivalente ao Emater no Paraná.

O foco principal do evento foram as formas de combates às pragas que ameaçam as plantações. Palestras e orientações foram dadas por engenheiros agrônomos e técnicos dos órgãos públicos e de empresas ligadas à agricultura. No período da tarde, os participantes fizeram atividades em campo.

Categoria: Pesca/Agricultura
Data/Hora: 04/09/2019