Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Encontro em Guaratuba reúne bananicultores do Litoral e de Santa Catarina

Produtores de Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Paranaguá e de diversas cidades de Santa Catarina participaram, nesta quarta-feira (4), do IV Encontro Regional da Cultura da Banana no Litoral do Paraná, em Guaratuba.

O evento aconteceu pela manhã e a tarde, no salão comunitário da Igreja de São Joaquim, na localidade do Cubatão.

O chefe da Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Maurício Tadeu Lunardon, participou do evento e destacou a importância da bananicultura do litoral, que é responsável por metade da produção do Paraná. Ele também comentou as boas condições da estrada e a construção de pontes na estrada rural de Guaratuba que vai do limite com o município de Morretes até a divisa com Santa Catarina, em Garuva, citando a nova ponte sobre o rio Cubatão.

O prefeito Roberto Justus também esteve no evento e destacou a parceria com a comunidade nas conquistas da administração, inclusive na manutenção das estradas e na construção da ponte. Também falou do empenho e dedicação dos produtores e dos servidores públicos, do município e dos órgãos estaduais envolvidos na organização do importante evento.

Também falaram na abertura, a engenheira agrônoma e produtora Elaine Stolf, o gerente regional do Emater no Litoral, Satoshi Osmar Nonaka, e o gerente de relacionamento do Banco do Brasil de Guaratuba, Rui Alex Jablonski, que comentou sobre o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e afirmou que exigem recursos disponíveis para todos os agricultores que buscarem o financiamento.

O encontro regional foi realizado em parceria entre a Prefeitura de Guaratuba, o Instituto Emater, Adapar, Seab e a associação dos bananicultores (Aspag), com participação da Epagri, órgão do governo de Santa Catarina equivalente ao Emater no Paraná.

O foco principal do evento foram as formas de combates às pragas que ameaçam as plantações. Palestras e orientações foram dadas por engenheiros agrônomos e técnicos dos órgãos públicos e de empresas ligadas à agricultura. No período da tarde, os participantes fizeram atividades em campo.  

Categoria: Pesca/Agricultura
Data/Hora: 04/09/2019



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.