Governador e prefeito firmam convênio para revitalização da orla

O governador Ratinho Junior e o prefeito Roberto Justus assinaram convênio para a revitalização da orla. A assinatura aconteceu neste sábado (10), em Matinhos, antes da abertura oficial dos Jogos de Aventura e Natureza. Os recursos são do Estado e projeto foi todo elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo.

O pedido de recursos do Estado foi entregue pelo prefeito ao governador, em junho, junto com outro pedido de um projeto de engorda de toda a orla de Guaratuba. Em julho, foi entregue o projeto da equipe do Urbanismo.

A Prefeitura vem realizando constantemente obras emergenciais para evitar o desmoronamento na orla, com a colocação de terra e areia no gramado e pedras na areia. A revitalização consiste em uma obra de maior vulto, que terá investimentos de R$ 3,6 milhões na recuperação dos muros, do calçamento e do paisagismo.

O projeto original prevê a colocação de 14 rampas de acesso à orla para banhistas e inclusive para os veículos de serviço (manutenção, limpeza etc).

Serão plantados centenas de coqueiros no gramado e também em alguns pontos da areia. Além da sombra e da beleza paisagística, estas árvores têm reduzido o assoreamento da praia pelas ressacas e marés altas na costa. A intenção é realizar a licitação e iniciar as obras ainda neste ano.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior também anunciou recursos para a reforma do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, para a ampliação do reservatório de água da Sanepar no Brejatuba e confirmou os recursos que havia destinado para pavimentação do entorno do Mercado Municipal. Também anunciou recursos para outros municípios do Litoral.

Categoria: Urbanismo
Data/Hora: 12/08/2019