Contra a dengue: Mutirão coleta mais 7 caminhões de lixo e entulho em bairros

Na quarta-feira (12), a Prefeitura de Guaratuba realizou mais um mutirão em combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, coletando 7 caminhões de lixo e entulho no bairro Piçarras e parte do bairro Canela. No último mutirão que também aconteceu no Piçarras, em outras ruas, foram coletados 10 caminhões de resíduos.

Os mutirões estão sendo realizados a cada 15 dias nos bairros que foram identificados com mais focos do mosquito. São recolhidos nos mutirões lixo e entulho que podem se tornam possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A Vigilância Sanitária e Ambiental alerta que população também precisa fazer a sua parte no combate a proliferação do mosquito, com mais atenção ao depósito incorreto do lixo doméstico, em ruas, valetas e terrenos baldios. Foi verificado pela Vigilância que há lixo novamente na Avenida Água Verde que recebeu o mutirão dias atrás.

Os mutirões fazem parte das ações permanentes de combate ao mosquito da dengue no município. Além deles, do início de janeiro até o final do mês de maio, mais de 19 mil imóveis foram vistoriados pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde. Destes, 232 focos do mosquito foram identificados e estão sendo monitorados. Quando é encontrado um foco do mosquito, a área é delimitada em 300 metros ao redor e fica em monitoramento por 18 meses. Os bairros com mais focos identificados são o Piçarras, Canela, Caieiras e Centro.

O trabalho da Vigilância Sanitária e Ambiental também ocorre em 57 pontos estratégicos no município, que são locais mais propensos a criadouros do mosquito, como borracharias, lojas de material de construção, ferro velho, prédios abandonados etc., com vistoria a cada 15 dias.

As armadilhas “ovitrampas”, que coletam os ovos do mosquito, são colocadas em apenas algumas áreas da cidade. A agente de endemias, Marjorie Casas, explica que a armadilha é um método de amostragem mais usado por municípios que não fazem um acompanhamento casa a casa, o que não é o caso de Guaratuba que tem agentes suficientes vistoriando os imóveis de toda a cidade regularmente. “O uso das armadilhas complementa as ações de rotina, garantindo uma melhor compreensão da distribuição do mosquito no município”, destaca a agente.

A agente ainda conta que a maioria dos recipientes encontrados com focos do Aedes aegypti na cidade são em pequenos recipientes móveis como garrafa pet, copos descartáveis, tampinhas, prato e vaso de planta, panela, balde etc.

Todos contra o mosquito transmissor da dengue

Antes do mutirão, na segunda-feira (10), ocorreu uma pré-ação com a participação de alunos das escolas estaduais orientando os moradores para separar o lixo reciclável e todos os tipos de depósitos que acumulem água, para serem recolhidos no dia do mutirão.

O mutirão envolveu agentes de endemias, funcionários da Vigilância Sanitária e agentes de limpeza da Transresíduos que realizaram limpeza de ruas, retirada de lixo de terrenos e trabalho de conscientização dos moradores para que os mesmos deem destino correto ao lixo.

O Comitê Municipal Contra a Dengue é formado pelas secretarias Municipais da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente, da Infraestrutura e Obras e da Administração.

A Prefeitura de Guaratuba ressalta que é sempre importante tomar medidas simples, como não deixar água parada em vasos de plantas e pneus, evitando assim os focos de reprodução do mosquito para que não haja infestação.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 13/06/2019