Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Prefeito e secretário analisam implantação de um Centro de Especialidades no Litoral

O prefeito Roberto Justus e o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, estiveram na quarta-feira (22), visitando o Centro de Especialidades do Paraná (CEP). O objetivo da visita foi conhecer o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) que trabalha a atenção secundária, atendimento médico de especialidades, e negociar a descentralização de alguns serviços com a possibilidade de implantação de uma unidade do Centro no Litoral. 

Além do prefeito Roberto Justus, presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA), estiveram acompanhando a visita o prefeito de Paranaguá e presidente do Consórcio de Saúde do Litoral (CISLIPA), Marcelo Roque, o prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti, o prefeito de Guaraqueçaba, Hayssan Zahoui, secretários municipais das cidades do Litoral, prefeitos da região metropolitana de Curitiba, e o diretor da 1ª Regional da Saúde, José Carlos Abreu. 

O CEP de São José dos Pinhais é administrado pelo Comesp e todos os municípios, junto ao Estado e União o financiam. Ele conta com diversas especialidades, trabalhando em Linhas de Cuidados, de forma que o paciente tem todos os atendimentos necessários no mesmo dia. 

O Estado já sinalizou uma parceria e municípios e Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde Litoral (CRESEMS) estão definindo o melhor modelo para o litoral. Segundo o prefeito Roberto Justus, os municípios juntos têm maior poder de negociação na contratação de serviços, garantindo maior oferta e melhor utilização do recurso. “O Governo do Estado está acenando com o apoio financeiro e os municípios estão somando forças para aproveitar a oportunidade”, destacou. 

O secretário Gabriel Modesto ressaltou que o objetivo principal é ampliar o acesso da população aos serviços especializados e acabar com as filas de espera existentes. 

Os municípios, segundo a legislação, devem oferecer o atendimento de atenção primária. Serviços de atenção secundária, que incluem consultas médicas de especialidades e exames de média e alta complexidade, são dever do Estado. Um Centro de Especialidades no litoral diminuiria as viagens de pacientes para tratamento em Curitiba e região metropolitana.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 23/05/2019



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.