Profissionais da Saúde participam de encontro sobre Política Nacional de Saúde LGBT e Notificação de Violências

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba que fazem parte do Núcleo de Prevenção à Violência participaram do “Encontro do Litoral Paranaense sobre Política Nacional de Saúde LGBT e Notificação de Violências”, na última quarta-feira (8), em Paranaguá.

O encontro promovido pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve como objetivo sensibilizar e qualificar em relação às questões de saúde da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros. O Brasil é o 1º colocado em violência contra LGBT (44% dos homicídios do mundo).

Segundo a psicóloga do município, Simone Montoro, o evento é importante, pois um dos princípios do Sistema Único de Saúde é a equidade do atendimento à população. “Precisamos promover e fortalecer as políticas que buscam reconhecer a complexidade da situação de saúde LGBT, especialmente, diante das evidências de orientação sexual, expressão e identidade de gênero e uso do nome social como identificação nos serviços”, ressaltou.

Também foram tratados assuntos referentes às violências a que são expostos à população LGBT e a importância da notificação de violência em sistema específico da saúde, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 13/05/2019