Projeto de karatê faz troca de faixas e coroa esforço coletivo

Alunos do projeto Karatê no Esporte, da Prefeitura de Guaratuba, participaram, neste sábado (11), de um exame de faixas, no Ginásio de Esportes José Richa. Foram 60 alunos do professor Valdir Nunes Filho, com idades entre 4 e 62 anos.

Na abertura do evento, o prefeito Roberto Justus comentou o aumento de participantes do projeto, que começou há dois anos. Também observou que o maior número de participantes está passando para as faixas laranja e verde, no 3º e 4º nível, o que mostra que estão persistindo no projeto.

O prefeito destacou os investimentos do Município em setores que melhoram a qualidade de vida e transformam a vida das pessoas: Educação, Saúde e Segurança. “O esporte reúne as três coisas, porque ajuda na formação, na vida saudável e ajuda a tirar os jovens da ameaça e do assédio da criminalidade”, comentou.

Roberto Justus ressaltou o esforço coletivo, elogiou o empenho do professor Valdir e dos alunos, e também dos pais e familiares que os apoiam , “às vezes com sacrifícios até para compra de um quimono”. Com apoio da Associação Shubu-do de Karatê metade dos alunos ficou dispensada do pagamento das taxas da instituição. A mudança de faixa contou com a supervisão do vice-presidente da Associação, o grão mestre Edson Carlos de Oliveira, a frente de uma equipe de mestres que veio de Curitiba.

O secretário municipal do Esporte e do Lazer, Alexandre Polati, também comentou as prioridades nos investimentos da administração no esporte para todas as idades e a atenção especial à na base, aos jovens.

Antes da solenidade, uma das alunas mais recentes do professor Valdir Nunes, a senhora Izilda Dias Bueno, de 62 anos, foi agradecer e elogiar o prefeito. Ele veio em novembro de Curitiba para morar definitivamente em Guaratuba, mas frequenta a cidade há décadas. Em Curitiba, ela frequentava uma academia particular. “As vezes, numa cidade grande a gente não tem uma oportunidade de participar de um projeto desse, de graça”, contou. Dona Izilda é faixa preta e participa da turma do Ginásio de Corados, perto de onde mora.

O projeto Karatê no Esporte tem turmas pela manhã e tarde nos ginásios Irineu Lopes da Graça Filho (Coroados) e Governador José Richa (Cohapar).

Categoria: Esportes e Lazer
Data/Hora: 13/05/2019