Além da Praça, Guaratuba ganha mais 4 máquinas e pavimentação de aniversário

Conforme a meteorologia previu, apenas o início da programação do aniversário aconteceu sob chuva: a alvorada de fogos, a homenagem à professora Rocio Bevervanso, o hasteamento das bandeiras e a inauguração da revitalização da praça Coronel Alexandre Mafra (Praça Central).

Na inauguração do novo pedestal do busto de bronze do músico Luizinho Seresteiro, o sol já começou a surgir, possibilitando a homenagem do também músico Miro da Viola e a apresentação de dança flamenca do Grupo Guará.

A revitalização da Praça Central conclui um processo que começou com a emenda do ex-deputado federal Leopoldo Meyer ao Orçamento da União que garantiu os recursos de ceca de R$ 750 mil para a obra, com um concurso nacional e com a obra. O deputado esteve presente à inauguração, e recebeu os agradecimentos do prefeito Roberto Justus pelo recurso. Também compareceu o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR), Luiz Paulo Coelho de Almeida Reis, um dos coordenadores do concurso que escolheu o projeto da praça. A obra recebeu a benção do padre Álvaro Cavazzani.

Outras duas personalidades presentes, o deputado estadual Nelson Justus e o diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Chico Santos, assinaram junto com o prefeito os convênios do Município com o Estado para pavimentação e paisagismo do entorno do Mercado Municipal e para compra de duas retroescavadeiras e dois rolos compactadores.

Para a pavimentação, o governo estadual está destinando R$ 800 mil ao município – o recurso é a fundo perdido, ou seja, não precisa ser pago, o município participa da obra com uma contrapartida de R$ 42 mil. Para a compra das máquinas, com valor total, os recursos a fundo perdido são de cerca de 870 mil e as contrapartidas de aproximadamente R$ 80 mil.

Após a solenidade, a praça foi ocupada pela comunidade. Durante a tarde ficaria lotada com as brincadeiras com as crianças promovidas pela Prefeitura e pelos alunos do curso e Formação de Docentes (Magistério) do Colégio Estadual Gratulino de Freitas.

Categoria: Eventos
Data/Hora: 29/04/2019