Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Guaratuba mostra representatividade na discussão do PDS Litoral

Guaratuba é uma das cidades mais participativas e com melhor representatividade nas discussões do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, que chega na reta final. A afirmação é da coordenadora do PDS Litoral, Paula Lemos Azem.

A cidade foi escolhida para sediar a próxima oficina onde serão apresentados os primeiros projetos para serem executados em curto (5 anos), médio (10 anos) e longo (35 anos) prazos. Na quinta-feira (11) parte da equipe de 40 profissionais que elaboram o plano esteve reunida com os secretários municipais de Guaratuba para tratar da próxima reunião e discutir algumas parcerias para execução do Plano, que tem um caráter regional.

Também participaram da reunião o arquiteto e urbanista Fabrício Miyagima, da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, e a jornalista Livia Costa, responsável pela comunicação do PDS Litoral. Miyagima e a equipe da Prefeitura falaram da importância de uma parceria com o Estado e os municípios na regularização fundiária e no combate à invasão de áreas verdes.

O assunto foi um dos muitos tratados nas audiências públicas. A última delas foi realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Guaratuba. Cerca de 50 pessoas compareceram. De acordo com Paula Azem, além do bom número de presentes, as reuniões e oficinas em Guaratuba têm sido marcadas pela grande representatividade dos participantes: Prefeitura, Câmara, professores, estudantes, empresários, moradores de diversos bairros da cidade e membros de ONGs.

Esta reunião serviu para conhecer os relatórios de “Construção de Cenários e Visão de Futuro” desenvolvidos até agora. Os relatórios apresentam os eixos estratégicos orientadores do plano;  princípios orientadores do plano; metas previstas e as políticas do plano; cenários de desenvolvimento sustentável; visão geral de futuro para até 2035; e impactos no meio natural e comunidades tradicionais.

De acordo com os estudos, o Litoral ainda tem uma dependência muito grande de fatores externos tanto nas soluções de seus problemas, quanto nas receitas e recursos. Potencializar as forças locais é um dos primeiros desafios apontados no PDS Litoral.

Após as oficinas, que terão Guaratuba como sede para os municípios do Litoral Sul (Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná), haverá mais uma rodada de audiências públicas, antes da Conferência Regional, que deve acontecer em junho e vai elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.

Categoria: Outros
Data/Hora: 15/04/2019



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.