Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Prefeitura faz desassoreamento de canais para prevenir alagamentos

A Prefeitura de Guaratuba realiza desde o final de março uma grande ação de desassoreamento de canais de drenagem com apoio do Governo do Estado.

O trabalho é uma das principais medidas de prevenção contra inundações e alagamentos. O Estado deveria ter liberado os recursos antes do início da temporada de chuvas, que é o verão, o que poderia ter minimizado os efeitos das intensas chuvas de março.

Nesta quinta-feira (11), o serviço estava sendo executado na avenida Guanabara, no bairro Coroados, mas foi embargado por funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A Prefeitura apresentou a autorização ambiental, mas até o final desta tarde o embargo continuava.

O desassoreamento de valas de drenagem conta com recursos de aproximadamente R$ 200 mil liberados pelo Estado através do antigo Instituto das Águas do Paraná, órgão que neste ano foi fundido com o IAP e o Instituto de Terras e Cartografia e Geologia do Paraná, formando o Instituto Água e Terra (IAT).

Antes liberar os recursos, o governo recebeu uma relação detalhada dos canais e dos endereços. O trecho que agora foi embargado já foi objeto de desassoreamento em anos anteriores, inclusive em serviço contratado pelo Instituto. Há quatro anos, a autorização ambiental para a limpeza dos canais e valas é atribuição da Prefeitura, por ser uma das atividades que tiveram o licenciamento municipalizado.

O trabalho de desassoreamento está sendo realizado desde o dia 27 de março nos 13,5 quilômetros de canais de macrodrenagem com 3 máquinas pá carregadeiras (PCs) que foram contratadas. Ao mesmo tempo, máquinas retroescavadeiras realizam os serviços nos canais de microdrenagem.

No total serão desassoreados mais de 21 quilômetros de canais. A estimativa é de concluir o serviço em toda a cidade até o início do mês de junho.

Confira as fotos dos serviços executados e iniciados até as primeiras horas dessa sexta-feira (12).

Categoria: Obras
Data/Hora: 12/04/2019



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.