Atenção servidor: Comprovante de Rendimentos para declaração de IRPF já está disponível no site

O comprovante de rendimentos do ano de 2018 dos servidores municipais para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019 já está disponível para emissão através do site da Prefeitura. Para acessá-lo, basta entrar no menu Recursos Humanos, no botão Holerite Quadro Geral (clique aqui).

Depois de efetuar o login, o comprovante de rendimentos encontra-se dentro do menu Consultas/Relatórios.

O prazo para envio da declaração do IRPF 2019 à Receita Federal vai até 30 de abril.

Devem fazer a declaração todos aqueles que tenham recebido, em 2018, rendimentos tributáveis cuja soma supere R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte com soma superior a R$ 40 mil.

Também deve declarar quem teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas. A declaração é obrigatória, ainda, para aqueles que tenham propriedades de bens e direitos cujo valor seja superior a R$ 300 mil.

Como declarar

O contribuinte tem à disposição três alternativas para fazer a declaração: por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2019, disponível no site da Receita Federal; pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, para tablets e smartphones; e pelo serviço Meu Imposto de Renda, que deve ser acessado pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) do portal da Receita por meio do uso de certificado digital.

Multa

Quem apresentar a declaração após o término do prazo estará sujeito a multas, que vão de R$ 165,74 a 20% do valor do Imposto de Renda devido.

A expectativa da Receita Federal é de que 30,5 milhões de declarações sejam entregues neste ano.

Categoria: Outros
Data/Hora: 11/03/2019