Projeto Grafite na Lixeira retorna para colorir a Orla Central

O Projeto Grafite na Lixeira, que faz parte do Projeto Colorindo Guaratuba, retornou neste verão. No projeto, as lixeiras da Orla Central de Guaratuba ganham um novo visual nas mãos de artistas.

A ideia de grafitar as lixeiras surgiu em 2017 de uma conversa do presidente da Associação dos Skatistas de Guaratuba (ASKG), Cristiano Araújo e do secretário municipal do Meio Ambiente na época, Vicente Variani.  Em 2017, participaram do projeto os irmãos Eduardo Marques e Elisson Brayan Marques que pintaram lixeiras na Praia Central e na Rodoviária Municipal.

O trabalho é totalmente voluntário e está sendo realizado neste ano pelo artista Luciano Maestro. A intenção do projeto é colorir as 212 manilhas/lixeiras da Orla Central.

Os temas retratados giram em torno da natureza. A Prefeitura de Guaratuba está disponibilizando o material para a pintura. Estão sendo usadas tintas automotivas que tem mais durabilidade.

Colorindo Guaratuba

Outra iniciativa criativa aconteceu em setembro de 2018, quando o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Guaratuba buscou parceria com artistas da cidade, que munidos de criatividade, arte e trabalho voluntario, criaram as \"Placas do Bem\"!

Foram construídas placas informativas com material reciclado, usando tábuas de madeira que foram retiradas das reforma das escolas municipais.

A Prefeitura contribui com as tintas, pincéis e os artistas Eduardo Marques e Elisson Brayan Marques do Estúdio Big Family, juntamente com Cristiano Araújo realizaram as pinturas e instalaram as placas. Foram instaladas placas nas praias Central, Morro do Cristo, Praia Brava, dos Paraguaios, Cabaraquara, Prainha, Caieiras, Brejatuba, Barra do Saí e Nereidas.

Veja mais:

"Placas do Bem" são instaladas nas praias

Categoria: Turismo/Cultura
Data/Hora: 07/02/2019