Centro e Praia Central
Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Prefeitura intensifica prevenção contra a febre amarela e realiza Dia D no sábado

A Prefeitura de Guaratuba está intensificando as ações de vacinação contra a febre amarela, com ampliação dos horários das Unidades de Saúde, com reforço na área rural e realização do Dia D, no próximo sábado (9), com todas as Unidades abertas para vacinação.

Durante a semana, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da área urbana e na Unidade da Vigilância Epidemiológica (próximo ao Corpo de Bombeiros), das 7 às 17h, sem intervalo para o almoço. 

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Alex Elias Antun, a vacinação contra febre amarela faz parte do calendário regular de vacinação do município desde 1999. A vacina da febre amarela está disponível o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde. 

O Dia D acontecerá no sábado (09), com todas as Unidades de Saúde abertas para vacinação das 7 às 17h. Na zona rural a vacinação estará disponível na comunidade Morro Grande na quinta-feira (07) pela manhã, na Limeira na segunda-feira (11) o dia inteiro, no Descoberto na terça-feira (12) pela manhã, na Pedra Branca na terça-feira (12) pela tarde, no Cubatão na quarta-feira (13) o dia inteiro.

Haverá ainda a disponibilização de equipes volantes que poderão fazer a vacinação em estabelecimentos comerciais, bancos, faculdades, escolas, salgas, estaleiros, igrejas, clubes, marinas, entre outros, mediante agendamento prévio. Para solicitar o serviço, o coordenador do estabelecimento deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde (funcionária Klébia), no telefone 3472 8789.


Quem pode tomar a vacina

A vacinação é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a forma mais eficiente de prevenir a febre amarela. Todas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos devem tomar uma única dose da vacina. Gestantes, mulheres que estão amamentando e idosos acima de 60 anos deverão comparecer a Unidade de Saúde para avaliação e só serão vacinados se houver indicação médica. Quem está dentro do público-alvo, mas não sabe se já foi vacinada e/ou tenha perdido a carteira de vacinação, deve tomar a vacina. 

A febre amarela é uma doença infecciosa viral que se manifesta por febre alta, calafrios, cansaço, dor no corpo, náuseas, vômito. Os casos mais graves são mais raros, incluindo insuficiência renal e hepática, icterícia e manifestações hemorrágicas.  A doença é transmitida pelo mosquito contaminado. Não é transmitida de uma pessoa para outra e nem pelos macacos, eles adoecem e morrem como os humanos. 

Além da vacinação, outro cuidado importante é evitar a proliferação do mosquito evitando qualquer forma de água parada, fazer a limpeza periódica das calhas, manter pratinhos e vasos de plantas com areia, não jogar lixo em terreno baldio, manter a caixa d’água sempre fechada e manter os quintais e entorno da residência limpos.


Serviço:

Dia D de Vacinação, sábado (09), em todas as Unidades de Saúde, das 7 às 17 h.

Durante a semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde da área urbana e na Unidade da Vigilância Sanitária (próximo ao Corpo de Bombeiros), das 7 às 17h, sem intervalo para o almoço.

Na zona rural a vacinação estará disponível nos seguintes dias:

UBS

DIA DA SEMANA

Morro Grande

Quinta-feira pela manhã

Pedra Branca

Terça-feira a tarde

Descoberto

Terça-feira pela manha

Limeira

Segunda-feira o dia inteiro

Cubatão

Quarta-feira o dia inteiro


Categoria: Saúde
Data/Hora: 06/02/2019



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.