Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Prefeito defende Ponte de Guaratuba no Plano de Desenvolvimento do Litoral

O prefeito Roberto Justus participou, na noite desta terça-feira (5), de mais uma audiência pública do Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, o PDS Litoral. 

A reunião, na Câmara Municipal, contou com apenas 30 participantes, incluindo os vereadores Paulina Muniz e Paulo Araújo, os secretários municipais Adriana Correa Fontes (Meio Ambiente) e Paulo Pinna (Demandas da Área Rural), o procurador do Município Marcelo Bom, o engenheiro de pesca do Emater Rodrigo Aguiar, o professor da Universidade Federal do Paraná Rodrigo Reis, o pescador Silvanir Cunha, a cidadã e secretária da Associação de Moradores do Coroados, Célia Garzuze, professores da rede pública, diretores e servidores da Prefeitura.

O PDS Litoral foi encomendado pelo Governo do Paraná, com recursos do Banco Mundial. Está sendo elaborado por um consórcio de empresas que, ao final de uma série de estudos técnicos e consultas à população vai apresentar estratégias de ação de curto, médio e longo prazo para serem desenvolvidas pelo governo estadual em conjunto com prefeituras, iniciativa privada e sociedade civil. Seu foco é o desenvolvimento social e econômico, com preocupação ambiental, em todo a região.

Durante a audiência, o prefeito Roberto Justus defendeu a Ponte de Guaratuba. Segundo ele, a ponte cria automaticamente um mercado de cerca de 100 mil pessoas reunindo Matinhos, Pontal do Paraná e as cidades catarinenses de Garuva e Itapoá. “Muitas soluções para nossos problemas passam pela construção da ponte sobre a baía de Guaratuba”, afirmou. O prefeito também criticou a postura de alguns órgãos ambientais que, segundo ele, inviabilizam o desenvolvimento social e econômico e a própria defesa do meio ambiente, como no caso de invasões de áreas de preservação, nas atividades dos pescadores artesanais e até mesmo projetos de moradia da administração.

A audiência pública serviu para referendar os estudos, diagnósticos e sugestões sobre “Contextualização da Região” que surgiram em pelo menos duas reuniões realizadas em cada um dos sete municípios da região. O resultado foi publicado no site do projeto (http://pdslitoral.com/relatorios/)


Próximas etapas

A primeira reunião do projeto em Guaratuba aconteceu no dia 3 de abril de 2018. As próximas etapas serão para traçar “Cenários e Visão de Futuro”, em reuniões técnicas, oficinas com equipes de acompanhamento e audiências públicas nas sete cidades. 

O cronograma se repete na elaboração do Plano de Ação (reuniões técnicas, oficinas e audiências). Termina com uma Conferência Municipal com todas as entidades e com participação da população de todos os municípios para aprovar o Plano de Ação. O prazo para conclusão do PDS Litoral é o mês de julho de 2019.

Categoria: Eventos
Data/Hora: 06/02/2019



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.