Nova base do SAMU em Guaratuba realizou 197 atendimentos durante a Operação Verão

Do início da Operação Verão, dia 21 de dezembro, até o dia 10 de janeiro (última quinta-feira), foram realizados 197 atendimentos de urgência e emergência pela nova base do SAMU em Guaratuba.

A maior parte dos atendimentos, 155 ocorrências, foi realizada pela Unidade de Suporte Básico, equipe Bravo.  A Unidade Avançada de UTI móvel, equipe Alfa, realizou no mesmo período 42 atendimentos, com 11 remoções para Paranaguá, duas para Curitiba.

Três remoções foram efetuadas através de aeronave. A base descentralizada do SAMU está localizada em um ponto estratégico, ao lado de um heliponto, o que facilita o transporte do paciente caso seja necessário. Em uma situação de emergência, o tempo de ação pode fazer toda diferença para salvar uma vida.

A estrutura de atendimento em todo o litoral foi reforçada na Operação Verão para atender ao aumento no número de turistas. Em Guaratuba, nos 5 meses anteriores à temporada, o número de atendimentos mensais do SAMU chegou a 137 em média. Somente nos 20 primeiros dias da Operação Verão foram realizados 197 atendimentos na cidade.

A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Guaratuba fica na rua Antônio Rocha, nº595, em frente ao Corpo de Bombeiros.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 11/01/2019