Praça Cel. Alexandre Mafra

Saúde realiza passeata contra a Dengue

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta última sexta-feira (30), o Dia Nacional de Combate à Dengue (Dia D).

A ação teve como objetivo promover a conscientização da população para combater práticas que colaboram para a formação de criadouros do mosquito da dengue.
O evento contou com a participação de alunos da Colégio Estadual Gratulino de Freitas e agentes de endemias, que realizaram uma passeata, distribuição de folders e orientação sobre os cuidados para a prevenção da dengue.

A Secretaria Municipal da Saúde lembra que a maioria dos focos, com larvas do mosquito transmissor da dengue, é encontrada em depósitos pequenos, como baldes, vasos de planta e garrafas. Além de pneus, piscinas e caixas d´água.

“Nosso objetivo é sensibilizar a população e fazer com que a comunidade seja parceira no combate ao mosquito, para que ela também assuma sua responsabilidade de cuidar do seu domicílio, conversar com os vizinhos e ajudar na fiscalização”, explicou o Secretário de Saúde, Alex Antun.

Como evitar focos do mosquito:

- Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água.
- Mantenha bem tampados tonéis e baldes d’água.
- Lave toda semana, com escova e sabão, tonéis e outros recipientes (como vasilhas de animais domésticos) que armazenam água.
- Lave por dentro com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa.
- Remova tudo que possa impedir da água correr pelas calhas dos telhados.
- Não deixe a água da chuva acumular sobre as lajes.
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.
- Se não colocar areia no pratinho dos vasos de plantas, lave-o com escova e sabão uma vez por semana.
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana.
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
- Feche bem os sacos de lixo e deixe-os longe do alcance de animais.
- Mantenha terrenos baldios e quintais limpos e não deixe lixo e entulhos acumulados nestas áreas.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 03/12/2018