Centro e Praia Central
Morro do Cristo
Praia Central
Praia Central
Baía de Guaratuba
Centro e Praia Central
Panorâmica do Centro
Panorâmica do Centro
Baía de Guaratuba
Centro Histórico
Baía de Guaratuba
Descida do Ferry Boat
Praça dos Namorados
Baía de Guaratuba
Panorâmica da Baía
Praça Cel. Alexandre Mafra
Igreja Matriz
Praia Central
Praia Central
Praia Central
Praia do Cristo
Inicio da Av. 29 de Abril
Praia do Cristo
Praia do Cristo
Morro do Cristo

Castração e chipagem de cães e gatos começa em dezembro

Em evento ocorrido nesta quinta-feira (29), as primeiras famílias de Guaratuba que cadastraram seus animais de estimação para castração receberam as últimas informações e orientações necessárias para o início das cirurgias.

Além disso, foi oferecida uma palestra de conscientização sobre a importância da castração, ministrada pela  Presidente da Associação SOS Vira-Latas, Agatha Ferrarezi.

Estiveram presentes na reunião, a primeira-dama Flávia Focaccia Justus, incentivadora do Projeto, o Secretário de Habitação Donato Focaccia, a Secretária da Cultura e Turismo Elaine Fogaça Dias, a Secretária de Meio-Ambiente Juliana Pacheco e equipe.

As cirurgias serão pagas pela Prefeitura. Também será feita a identificação de cães e gatos com microchips, totalizando um investimento de R$107.000,00.

Trata-se de um compromisso público assumido pelo Prefeito Roberto Justus durante o pleito eleitoral.  Já nos primeiros dias do governo, a primeira-dama conversou com profissionais, protetores de animais e técnicos da prefeitura para criar um programa para proteção e controle de natalidade.

Poucos meses depois, em maio de 2017, o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores três projetos de lei para instituir o Código de Defesa e Controle de Natalidade e Proteção dos Animais, regulamentar a reprodução, criação e venda de animais de estimação e para firmar convênio para castração.

Após ampla discussão e realização de audiências públicas que lotaram a Câmara, os projetos foram aprovados e sancionados pelo prefeito.

Em outubro de 2018, o prefeito assinou convênio com a Associação SOS Vira-Latas para castração de 500 animais no prazo de 12 meses. Ao mesmo tempo, foi iniciado o cadastramento de tutores interessados. A exigência é ter renda familiar de até 3 salários mínimos. 

Ao todo, 105 famílias participaram do processo de cadastramento e 96 foram aprovadas. A cada mês, serão atendidos 40 animais.

Agora em dezembro inicia-se a castração e chipagem dos animais.

No início de 2019, a Prefeitura vai iniciar a segunda fase do programa, com as protetoras e  situações de emergência.

Categoria: Meio Ambiente
Data/Hora: 02/12/2018



Clique nas miniaturas para ampliar a imagem.

×


PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA

PAÇO MUNICIPAL I - Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

PAÇO MUNICIPAL II - Av. 29 de Abril, nº 425 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Fone: (41) 3472-8500

Horário de Atendimento: 8:30 às 11:30 | 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas & Departamento de Comunicação.