Praça Cel. Alexandre Mafra

Castração e chipagem de cães e gatos começa em dezembro

Em evento ocorrido nesta quinta-feira (29), as primeiras famílias de Guaratuba que cadastraram seus animais de estimação para castração receberam as últimas informações e orientações necessárias para o início das cirurgias.

Além disso, foi oferecida uma palestra de conscientização sobre a importância da castração, ministrada pela  Presidente da Associação SOS Vira-Latas, Agatha Ferrarezi.

Estiveram presentes na reunião, a primeira-dama Flávia Focaccia Justus, incentivadora do Projeto, o Secretário de Habitação Donato Focaccia, a Secretária da Cultura e Turismo Elaine Fogaça Dias, a Secretária de Meio-Ambiente Juliana Pacheco e equipe.

As cirurgias serão pagas pela Prefeitura. Também será feita a identificação de cães e gatos com microchips, totalizando um investimento de R$107.000,00.

Trata-se de um compromisso público assumido pelo Prefeito Roberto Justus durante o pleito eleitoral.  Já nos primeiros dias do governo, a primeira-dama conversou com profissionais, protetores de animais e técnicos da prefeitura para criar um programa para proteção e controle de natalidade.

Poucos meses depois, em maio de 2017, o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores três projetos de lei para instituir o Código de Defesa e Controle de Natalidade e Proteção dos Animais, regulamentar a reprodução, criação e venda de animais de estimação e para firmar convênio para castração.

Após ampla discussão e realização de audiências públicas que lotaram a Câmara, os projetos foram aprovados e sancionados pelo prefeito.

Em outubro de 2018, o prefeito assinou convênio com a Associação SOS Vira-Latas para castração de 500 animais no prazo de 12 meses. Ao mesmo tempo, foi iniciado o cadastramento de tutores interessados. A exigência é ter renda familiar de até 3 salários mínimos.

Ao todo, 105 famílias participaram do processo de cadastramento e 96 foram aprovadas. A cada mês, serão atendidos 40 animais.

Agora em dezembro inicia-se a castração e chipagem dos animais.

No início de 2019, a Prefeitura vai iniciar a segunda fase do programa, com as protetoras e  situações de emergência.

Categoria: Meio Ambiente
Data/Hora: 02/12/2018