Praça Cel. Alexandre Mafra

Equipe de Saúde de Guaratuba passa por capacitação para atendimento a vítimas de violência sexual

A Diretora do Pronto Socorro, enfermeira Dra Monica Pitella e a Coordenadora do CAPS, Juliane Gdla estão participando de um curso para capacitação em atendimento a vítimas de violência sexual. Juliane comentou a participação da Secretaria de Saúde neste evento: “Pensando em oferecer um atendimento humanizado às vítimas de violência, em 2013 a Secretaria Municipal de Saúde criou o Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde de Guaratuba. Inicialmente era composto apenas por profissionais da Saúde. Hoje fazem parte também do Núcleo servidores da Secretaria do Bem Estar Social (CRAS e CREAS), Secretaria de Educação, Segurança Pública, Conselho Tutelar e Polícias Civil e Militar. Passamos por várias capacitações ao longo destes 5 anos e esta é mais uma oportunidade de melhorar o trabalho. Nosso objetivo principal é o acolhimento humanizado à vítima e, com esta capacitação, pretendemos estabelecer um fluxo de atendimento envolvendo todos os setores”. Dra Monica complementou “Muitas vezes o primeiro atendimento das vítimas é realizado no Pronto Socorro, precisamos estar preparados para fornecer o melhor acolhimento numa hora tão trágica”.

O curso é oferecido pelo IML (Instituto Médico Legal) do Paraná, em parceria com a Escola Superior da Polícia Civil e acontece no período de 06 a 08 de novembro, em Curitiba. Tem o objetivo de padronizar o atendimento às vítimas em todo o Estado e estabelecer os Hospitais Regionais como referência onde haverá avaliação pericial e coleta de vestígios do crime. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alex Elias Antun, comentou a participação da Saúde de Guaratuba neste evento “O atendimento a vítima de violência sexual envolve todos os cuidados de saúde em um momento em que ela está extremamente fragilizada e traumatizada. Com o fluxo estabelecido, além dos cuidados com a saúde deste paciente, estaremos contribuindo com o judiciário na investigação e identificação dos criminosos”.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 08/11/2018