Praça Cel. Alexandre Mafra

Sala de Estabilização do PS bem equipada para atender Urgências e Emergências

O atendimento de urgências e emergências foi transferido para o Hospital Municipal de Guaratuba enquanto o Pronto Socorro passa por uma reforma. Em breve a Secretaria de Saúde será transferida para Avenida Ponta Grossa nº 330, Centro, e o espaço onde ela funcionava será toda destinada aos atendimentos emergenciais.

A sala de estabilização já está completamente montada e funcionando adequadamente, nesta área fica paciente em estado grave e gravíssimo, que precisam de supervisão constante de médico e enfermeiro, ela possui sete leitos e é equipada com 5 respiradores e 7 monitores cardíacos, além de oxímetro, eletrocardiograma, desfibrilador e bombas de infusão para administração de medicamentos intravenosos.

A Diretora do Pronto Socorro, enfermeira Dra. Monica Pitella, supervisionou toda a instalação da sala e ressaltou sua importância “Ter uma sala preparada para atender um paciente gravíssimo pode ser a diferença entre a vida e a morte. Aqui cada detalhe foi planejado, a disposição dos leitos, dos equipamentos e até mesmo dos medicamentos”.

O Secretário de Saúde, Dr. Alex Antun comentou a necessidade de uma sala tão bem equipada, “aqui em Guaratuba temos que pensar na travessia da balsa, que é um complicador e pode atrasar uma remoção para o Hospital Regional ou para Curitiba”. Temos que ter uma estrutura adequada para estabilizar completamente o paciente e transferi-lo apenas quando estiver totalmente estável.

Categoria: Saúde
Data/Hora: 08/11/2018