Praça Cel. Alexandre Mafra

Conselho do CMDA realiza IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

Com o tema “Proteção Integral Diversidade e Enfrentamento das Violências”, CMDCA de Guaratuba, realiza a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sexta feira dia 09 de Novembro, no Salão Comunitário da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situado no bairro Figueira.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente. Ele é composto paritariamente por representantes do Governo e da Sociedade Civil, que visa assegurar a participação popular no processo de discussão, deliberação e controle da Política Integral de Atendimento.

Em Guaratuba o CMDCA tem 12 conselheiros atuantes entre governamentais e Sociedade Civil, que se reúnem mensalmente para discutir as políticas da criança e adolescente bem como monitorar e fiscalizar tais direitos perante a sociedade.

As Conferências Municipais acontecem a cada 4 anos, e é um evento que promove discussões visando garantir  a proteção e os direitos das crianças e dos adolescentes, entre eles o pleno acesso às políticas sociais, o enfrentamento das diversas formas de violência, a participação em diversos espaços sociais e a igualdade e valorização da diversidade.

A IX Conferência terá em sua programação, palestra sobre o tema que será ministrado pela Assistente Social e Coordenadora do CREAS, Regina Campos Lima Sartori, e pelo Professor Daniel Venâncio da Costa, instrutor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A programação começa ás 8h com o credenciamento dos participantes, entrega de crachás aos convidados e delegados (pessoas ligadas diretamente à política da criança e adolescente e com direito de voto). Logo após a abertura do evento haverá apresentação cultural com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Porto Seguro, e palestra com encerramento ás 11h30. No período da tarde inicia com apresentação Cultural dos Adolescentes da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e logo após a formação de grupos para discussão dos eixos e apresentação das propostas, e votação das propostas que serão deliberadas, e escolha de dois delegados para a participação na XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Serão discutidos cinco eixos pelos grupos de participantes, serão apresentadas as propostas que foram feitas na pré-conferência do dia 13/09, sendo eles:

- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

- Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

- Orçamento e Financiamento das Políticas para as Crianças e Adolescentes;

- Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

A expectativa é atrair aproximadamente 200 pessoas, entre crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a sociedade em geral.

Categoria: Bem Estar Social
Data/Hora: 07/11/2018