Praça Cel. Alexandre Mafra

Campanha Setembro Amarelo estimula a prevenção do suicídio

Falar é a melhor solução

O mês de setembro é voltado nacionalmente para o combate ao suicídio. Criada em 2015, esta Campanha vem alertar a população que esta é a principal causa de morte em jovens com idade entre 15 e 29 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, são 11 mil mortes no Brasil por ano. O CVV (Centro de Valorização da Vida) disponibiliza um telefone gratuito para todo o país, o 188, com voluntários preparados para dar apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba, mais uma vez traz o tema à discussão. Estão programadas várias ações que visam chamar atenção da população quanto a importância de estarmos atentos aos sinais e oferecermos nosso apoio quando necessário. A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Simone Montoro, comenta que “normalmente, antes de tentar tirar a própria vida, a pessoa tenta falar sobre isso com alguém. Apresenta mudanças repentinas de hábitos e humor. Nós profissionais de saúde, professores, amigos e familiares precisamos estar atentos para identificar esses sinas e preparados para oferecer nosso apoio”. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alex Elias Antun, complementa “estamos voltando nossos esforços este mês para participar ativamente desta campanha nacional. O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão”. Confira a programação e participe!!

Ação

Iluminação do Morro Cristo de amarelo

07/09 – Sexta-feira

Momento Saúde – Psicóloga Zelayde – Rádio Litorânea

10/09  às 09 horas – Saindo do CAPS

Caminhada “Viver é a Melhor Opção Sempre”

17 a 21/09

Ações Educativas nas Escolas para os alunos de Ensino Médio - Equipe CAPS – Vamos falar sobre o Suicídio?

Categoria: Saúde
Data/Hora: 06/09/2018